Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Comando de Operações Especiais
  • Publicado: Segunda, 01 de Março de 2021, 20h27
  • Última atualização em Segunda, 01 de Março de 2021, 20h27

 No dia 22 de fevereiro, na Academia Militar das Agulhas Negras, iniciou-se mais um Curso de Ações de Comandos (CAC). O Curso tem por finalidade qualificar oficiais e sargentos ao desempenho de Operações Especiais, capacitando o militar concluinte a agir, empregando conhecimentos e habilidades individuais, para superar os obstáculos, dificuldades e problemas, mantendo-se focado e automotivado, operando em missões de ações de comandos. Em 2021, 94 militares, sendo 39 Oficiais e 55 Sargentos buscam a conquista do gorro preto.
Com duração de 14 semanas e com esforço físico intenso e prolongado, buscando evidenciar os conteúdos atitudinais de um futuro Comandos, o Curso emprega técnicas, táticas e procedimentos específicos das Operações Especiais, atuando em ambientes operacionais variados (montanha, ambiente urbano, caatinga e selva), conduzido em ritmo de operações continuadas.
O período de nivelamento tem o objetivo de melhorar a adaptação dos alunos ao ritmo de atividades do CAC, particularmente as capacidades físicas e motoras e as atitudes, bem como nivelar conhecimentos relevantes para o desempenho cognitivo do aluno.
No período de 22 de fevereiro a 06 de março, os alunos desenvolvem atividades de treinamento físico militar (Marcha, Corrida, Pista de Cordas, Natação e Lutas), Instrução Individual Básica (Orientação, ATCI, TAI, 1º SOS) e Técnicas, Táticas e Procedimentos de tropas de Operações Especiais, encerrando com uma marcha orientada de 35 km nas serras de Itatiaia – RJ.

AÇÕES DE COMANDOS
Tipo de operação especial realizada por tropa habilitada, de valor e constituições variáveis, por intermédio de uma infiltração terrestre, aquática ou aérea, contra alvos de valor estratégico, operacional ou crítico, sob o ponto de vista tático, localizados em áreas hostis ou sob controle do inimigo. O Comandos tem como missão realizar ações de captura, resgate, eliminação, interdição e ocupação de alvos compensadores do ponto de vista estratégico, operacional ou tático, situado em área hostil ou sob controle do inimigo, em tempos de paz, crise ou conflito armado, visando contribuir com a consecução de objetivos políticos, econômicos, psicossociais ou militares.

Para cumprir tais missões, a tropa de Comandos é moldada de forma a ter garantidas as seguintes possibilidades:

- realizar infiltrações e exfiltrações terrestres, aéreas e aquáticas;
- atuar em qualquer ambiente operacional, particularmente em regiões semi-áridas, de montanha, de planalto e de selva;
- conduzir o fogo terrestre, aéreo e naval;
- participar em conjunto com outras FOpEsp, de operações contraterrorismo e de guerra irregular;
- realizar operações contra forças irregulares;
- realizar operações de reconhecimento especial, principalmente em proveito próprio;
- realizar outras operações de inteligência de combate;
- assessorar outras forças quanto ao emprego dos elementos operacionais de Comandos.

 

Fim do conteúdo da página