A pandemia provocada pelo novo Coronavírus tem se apresentado como um dos maiores desafios sanitários da atualidade. E desde que chegou ao Brasil, o Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa (MD) e Ministério da Saúde, empregam as Forças Armadas a fim atuar no combate à Covid-19. Neste contexto, o Comando de Operações Especias (CopEsp), do Exército Brasileiro, por meio da Companhia de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) realizou, no dia 18 de janeiro de 2021, a desinfecção das aeronaves da Força Aérea Brasileira que transportava 32 pacientes de Manaus com destino a Goiânia.
Os militares da Companhia DQBRN executaram os procedimentos para a desinfecção no ambiente interno das aeronaves utilizando uma solução a base água sanitária, álcool e descontaminante BX29.
A ação realizada de maneira integrada com órgãos de Segurança Pública, com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar aconteceu devido ao Estado do Amazonas enfrentar dificuldades no sistema de saúde por falta de oxigênio em hospitais de Manaus, que estão lotados por conta do aumento recorde de internações por Covid.
Os pacientes foram recebidos com salva de palmas ao tocar o solo goiano. Essa não é a primeira vez em que a Companhia DQBRN é empregada no combate ao COVID-19. Os militares atuaram na desinfecção da aeronave da Operação Regresso à Pátria Amada que pousou na Base Aérea de Anápolis com os 34 civis repatriados de Wuhan, na China e também na Estação Central do Metrô, em Brasília.
Redes Sociais