Diante da necessidade de manutenção dos estoques de sangue da Rede de Saúde do Estado de Goiás, os militares do Comando de Operações Especiais (COpEsp), em parceria com o Hemocentro de Goiás, realizaram, entre os dias 29 de abril e 05 de maio, doações voluntárias de sangue, no interior de seu Aquartelamento, no Setor Jardim Guanabara. A iniciativa faz parte de uma série de Ações de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, desencadeadas no contexto da Operação COVID-19, coordenada pelo Governo Federal e com uma ampla participação do Ministério da Defesa, por intermédio de suas Forças Armadas.
Neste período de Pandemia, o Hemocentro de Goiás tem sofrido uma significativa redução no número de doações e, consequentemente, em seus estoques de alguns Tipos Sanguíneos, chegando a níveis preocupantes. Neste sentido, as doações voluntárias de integrantes do Exército Brasileiro têm contribuído decisivamente para o abastecimento de sangue e hemoderivados em cerca de 110 Instituições do Estado de Goiás. Em Goiânia, foram cadastrados 314 potenciais doadores e tivemos 260 doações de sangue no período de coleta no interior do quartel.
Além das doações de sangue no contexto da Operação COVID-19, militares especializados em Defesa e Proteção Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) do Comando de Operações Especiais já realizaram a desinfecção de diversas instalações e estruturas públicas, federais e estaduais no âmbito regional, como a Estação Central do Metrô, a Rodoviária e o Aeroporto de Brasília, o Aeroporto de Goiânia e Aquartelamentos da PMGO. Atualmente, esses Especialistas têm sido empregados na capacitação, nos Protocolos de Desinfecção, de agentes de vários Órgãos Públicos e Agências Privadas do Distrito Federal e de Goiás.
Os militares de DQBRN do Exército foram recentemente empregados na Operação REGRESSO, para a descontaminação e quarentena dos Brasileiros repatriados da região de WUHAN, na China, logo após o agravamento da situação do contágio naquele país.
Redes Sociais