Dona Rosa Maria Paulina da Fonseca foi entronizada Patrono da Família Militar em Portaria de 10 de junho de 2016. Rosa da Fonseca casou-se com um militar em 1824 e uniu definitivamente sua vida à do Exército Brasileiro. Dos dez filhos que teve, oito seguiram carreira militar. Para os outros dois, Emília e Amélia, na época, não havia possibilidade de ingresso.
Os valores e ensinamentos da Matriarca dos Fonseca conduziram os filhos a ocuparem posições de destaque na Carreira Militar, na política e na administração pública brasileira. Marechal Deodoro da Fonseca foi o Proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil; o General Médico João Severiano da Fonseca, foi o primeiro médico a ser General e tornou-se o Patrono do Quadro de Saúde do Exército; e seu neto, Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca foi o 8º Presidente do Brasil.
D. Rosa da Fonseca perdeu três filhos na Guerra da Tríplice Aliança e não se abateu. Disse, por ocasião do fim da Batalha de Itororó, "sei o que houve. Talvez até Deodoro esteja morto, mas hoje é dia de gala pela vitória; amanhã, chorarei a morte deles". Sua força fez sua família acreditar que o espírito de sacrifício, de luta e de perseverança conduz ao sucesso e ao júbilo do dever cumprido. Como a matriarca dos Fonseca, o Comando de Operações Especias (COpEsp) também acredita no trabalho árduo para chegar a vitória e na força que a formação familiar tem para realizar transformações positivas na sociedade brasileira. O COpEsp parabeniza a todos os membros, da Família Militar, por esta data comemorativa.
Redes Sociais