Sete militares do Comando de Operações Especiais estão representando o Brasil no Fuerzas Comando 2018 e durante nove dias serão testados em suas capacidades táticas e física em avaliações aquáticas, pistas de obstáculos, marcha forçada, combate urbano, tiro, e outras atividades.
A disputa põe a prova as forças de elite, ao mesmo tempo em que promove relações e trocas entre os militares, ampliando conhecimentos e incrementando a cooperação, confiança e interoperabilidade das forças especiais do Hemisfério Ocidental.
A competição multinacional acontece entre os dias 16 a 26 de julho, na Cidade do Panamá, e envolve militares e policiais de operações especiais de 19 países: Argentina, Belize, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Equador, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Trinidade e Tobago.
Paralelamente à competição acontece, de 23 a 25 de julho, também na Cidade do Panamá, o Seminário de Líderes Sênior, no qual autoridades de governos e militares representantes de mais de 20 países vão discutir as oportunidades de fortalecimento na cooperação regional, as redes de ameaças transregionais, e o impacto dessas ameaças na segurança e estabilidade regional.
O Fuerzas Comando está na sua 14ª edição e a cada ano acontece em um dos países competidores. A atividade é promovida pelo Comando Sul dos Estados Unidos da América e tem duas partes: uma competição entre equipes de assalto (cinco militares) e uma competição entre equipes de caçadores (dois militares). O Brasil participa da competição desde 2007 e em 2009 organizou a atividade na cidade de Goiânia.
Redes Sociais