BREVE HISTÓRICO DO BATALHÃO DE APOIO ÀS OPERAÇÕES ESPECIAIS
Criado pela Portaria nº 336, do Comandante do Exército, de 22 de julho de 2002, o Destacamento de Apoio às Operações Especiais (Dst Ap Op Esp) iniciou suas atividades em 2 de janeiro de 2004, na cidade de Goiânia-GO. Logo em sua fase inicial, o Dst Ap Op Esp marcou presença na atividade operacional, com o 1º salto de aeronave militar da Brigada de Operações Especiais, em 12 de abril de 2004, na ZL Fazenda Guanabara, Goiânia-GO, e o 1º salto sobre massa d’água, em 9 de dezembro de 2004, na ZL Logo Paranoá, Brasília-DF.
O Dst Ap Op Esp foi também responsável pela formação da primeira turma de cabos e soldados goianienses pára-quedistas e pelo assessoramento e implementação do Sistema de Controle de Pára-quedas (SisConPar), desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Goiás.
Para os integrantes da C Op Esp, constantemente envolvidos em missões no exterior, iniciou a utilização do equipamento de comunicações via satélite IN-MARSAT, estabelecendo contato com os militares da Operação Tigre/Costa do Marfim.
Ainda como parte da relação com a comunidade goianiense, realiza exposições de material de emprego militar, aplicação de pistas de treinamento utilitário e atividade de apoio à coleta e distribuição de alimento à população carente. Sendo uma unidade sem precedentes na história da Força Terrestre, o Destacamento de Apoio às Operações Especiais é peça fundamental e talhada no espírito de pioneirismo que cerca a história de sua brigada.
Redes Sociais