Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 17h37 | Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 14h14 | Acessos: 1255

http://www.ciopesp.ensino.eb.br/

HISTÓRICO

 

http://www.ciopesp.ensino.eb.br/novo/imagens/fotos/hist_cac_01.jpg


Em 1957, a saga das Operações Especiais dava início no Exército Brasileiro com a criação do primeiro curso vocacionado para essas atividades, o Curso de Operações Especiais. Não surpreendentemente, essa saga teve que valer-se daquilo que é essencial para qualquer tropa – o ensino, necessário à especialização do mais importante componente da instituição, o homem.


http://www.ciopesp.ensino.eb.br/novo/imagens/fotos/hist_cac_02.jpg


Portanto, a célula máter do CENTRO DE INSTRUÇÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS (CI Op Esp) confunde-se com o pioneirismo das forças de operações especiais, o que garante a este estabelecimento de ensino, o slogan de - “O BERÇO DAS OPERAÇÕES ESPECIAIS”. Ao longo da história, a formação dos Comandos e Forças Especiais nunca deixou de ser realizada e, assim, o “DNA” do CI Op Esp se perdurou através dos tempos, alimentado pelo espírito de cumprimento de missão e idealismo dos “Gorros Pretos”

 

http://www.ciopesp.ensino.eb.br/novo/imagens/fotos/hist_cac_04.jpg


Em 1985, dois anos após a criação do 1º Batalhão de Forças Especiais (1º BFEsp), o Estado-Maior do Exército emitiu uma diretriz para a criação de um Comando Operacional de Unidades Especiais (COpUEsp), que dentre as Unidades que o compunham, estava presente um Centro de Instrução de Unidades Especiais (CIUEsp), sinalizando a necessidade de se ter uma Unidade exclusivamente voltada para o ensino e que só foi materializada mais tarde com a criação da Brigada de Operações Esciais em 2004.

 

http://www.ciopesp.ensino.eb.br/novo/imagens/fotos/hist_cac_05.jpg


Até o ano de 1988, coube ao Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil a tarefa da condução dos cursos de Ações de Comandos e de Forças Especiais. Neste mesmo ano, após deliberações sobre o melhor local para a formação dos recursos humanos que seriam destinados aos claros do 1º Batalhão de Forças Especiais, decidiu-se por delegar a essa Unidade a responsabilidade pela condução dos cursos, que foram levados a efeito por intermédio da 2ª Companhia de Forças Especiais – A FORÇA DOIS, a partir de 1989.

 

http://www.ciopesp.ensino.eb.br/novo/imagens/fotos/hist_cac_07.jpg


Em 2002, a Portaria 344 do Comandante do Exército de 22 de julho, criou o Núcleo do Centro de Instrução de Operações Especiais, determinando a sua subordinação ao 1º Batalhão de Forças Especiais. Em 04 De Setembro De 2003, a Portaria 499, também do Comandante do Exército, transformou o Núcleo em CENTRO DE INSTRUÇÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS, determinando que fosse implantado, no Camboatá, a partir de primeiro de janeiro de 2004, e posteriormente transferido para o Forte Imbuí em 2011.

 

http://www.ciopesp.ensino.eb.br/novo/imagens/fotos/hist_cac_08.jpg

 

Atualmente o CI Op Esp é responsável pela condução dos cursos de Ações de Comandos e de Forças Especiais, além dos Estágios de Mergulho Básico, Avançado, Operações Aquáticas e de Caçador de Operações Especiais. O CI Op Esp é a materialização de um dos objetivos do seleto grupo de oficiais e sargentos que concluíram o pioneiro 57/1 - Curso de Operações Especiais, qual seja, a criação de um estabelecimento de ensino militar, cuja vocação estivesse, antes de tudo, no desenvolvimento de um espírito digno das forças de operações especiais.

 

COMANDOS! FORÇA! BRASIL!

http://www.ciopesp.ensino.eb.br/

registrado em:
Fim do conteúdo da página