Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 17h37 | Última atualização em Terça, 12 de Janeiro de 2016, 17h40

                                  BREVE HISTÓRICO DO BATALHÃO DE APOIO ÀS OPERAÇÕES ESPECIAIS
    

  
     Criado pela Portaria nº 336, do Comandante do Exército, de 22 de julho de 2002, o Destacamento de Apoio às Operações Especiais (Dst Ap Op Esp) iniciou suas atividades em 2 de janeiro de 2004, na cidade de Goiânia-GO. Logo em sua fase inicial, o Dst Ap Op Esp marcou presença na atividade operacional, com o 1º salto de aeronave militar da Brigada de Operações Especiais, em 12 de abril de 2004, na ZL Fazenda Guanabara, Goiânia-GO, e o 1º salto sobre massa d’água, em 9 de dezembro de 2004, na ZL Logo Paranoá, Brasília-DF.

    O Dst Ap Op Esp foi também responsável pela formação da primeira turma de cabos e soldados goianienses pára-quedistas e pelo assessoramento e implementação do Sistema de Controle de Pára-quedas (SisConPar), desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Goiás.

    Para os integrantes da C Op Esp, constantemente envolvidos em missões no exterior, iniciou a utilização do equipamento de comunicações via satélite IN-MARSAT, estabelecendo contato com os militares da Operação Tigre/Costa do Marfim.

   Ainda como parte da relação com a comunidade goianiense, realiza exposições de material de emprego militar, aplicação de pistas de treinamento utilitário e atividade de apoio à coleta e distribuição de alimento à população carente. Sendo uma unidade sem precedentes na história da Força Terrestre, o Destacamento de Apoio às Operações Especiais é peça fundamental e talhada no espírito de pioneirismo que cerca a história de sua brigada.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página