Links relacionados:
Goiânia-GO – A Seção de Cães de Guerra (SCG) é a fração da Companhia de Comando e Apoio (Cia C Ap), do Batalhão de Apoio às Operações Especiais (B Ap Op Esp), que tem por objetivo realizar a seleção, o preparo e o emprego de Cinófilos e Cães, em apoio às Operações Especiais. A SCG está organizada em módulo(s) K9, cuja constituição básica é de 02 (dois) cães e 04 (quatro) homens, sendo 01 (um) Chefe de Equipe, 02 (dois) Condutores e 01 (um) Militar de Apoio.
Os nossos Cães de Guerra são preparados para o duplo emprego, sendo especializados em faro (detecção de explosivos, armamento, munição e narcóticos) e ataque lançado, partindo de posições cobertas e abrigadas. Além disso, os cães do B Ap Op Esp também podem ser empregados em diversas missões, em apoio aos Destacamentos Operacionais do Comando de Operações Especiais (COpEsp), tais como: esclarecedores, durante as infiltrações terrestres, para realização de busca/captura/guarda de elementos inimigos, emprego como elemento de choque, por ocasião de entradas táticas, nas ações de contraterrorismo e para a varredura antibomba e anti Dispositivos Explosivos Improvisados.
Para o cumprimento de suas missões, os Binômios K9 podem ser infiltrados por meio aeromóvel, aeroterrestre (saltos tandem e semiautomático), terrestre ou aquático (de superfície).
As demandas operacionais do COpEsp norteiam o adestramento específico dos binômios no contexto das Operações Especiais. Para isso, todas as fases do adestramento são caracterizadas pela flexibilidade e adoção de métodos inovadores, desenvolvidos e aplicados exclusivamente na SCG do B Ap Op Esp.
APOIAR É O NOSSO COMBATE!
APOIO! FORÇA! BRASIL!
Redes Sociais