GOIÂNIA-GO – Entre os dias 14 a 22 de Fevereiro de 2022, nas instalações do Batalhão de Apoio às Operações Especiais (B Ap Op Esp), ocorreu o Estágio para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço público (ETSP). Esse Estágio foi conduzido pela Capitania Fluvial do Estado de Goiás, Organização Militar da Marinha do Brasil, autoridade marítima competente para habilitar militares para tal fim.
O Estágio instruiu e habilitou militares do B Ap OpEsp e do 1º Batalhão de Ação de Comandos (1° BAC), a conduzir embarcações de até 8 metros de comprimento durante operações do serviço público e atividades eminentemente militares.
O ETSP foi constituído de uma parte teórica e uma parte prática. Nas instruções teóricas, foram repassados os conhecimentos sobre nomenclaturas náuticas, mecânica de motores de popa, cartografia náutica e legislação aquaviária. Nas instruções práticas, executadas no Ribeirão João Leite, localizada nas imediações da cidade de Goiânia, os estagiários realizaram a condução de embarcações, a manutenção básica de motores de popa e os procedimentos em caso de naufrágio.
Finalizando o ciclo de instruções, foi aplicada um prova teórica com 20 questões, com o objetivo de verificar os conhecimentos adquiridos pelos estagiários, na qual todos os 29 estagiários foram aprovados.
O Comando do Batalhão aproveita a oportunidade para parabenizar todos os envolvidos pelo sucesso da atividade e agradecer à Marinha do Brasil, na pessoa do Capitão dos Portos da Capitania Fluvial do Estado de Goiás pelo apoio prestado. O B Ap Op Esp deu mais um importante passo para o aumento da sua capacidade de apoio ao Comando de Operações Especiais e suas Organizações Militares subordinadas.
NAVEGAR TAMBÉM É NOSSO COMBATE!
APOIO! FORÇA! BRASIL!
Redes Sociais