Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 16 de Novembro de 2021, 18h27 | Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 18h30 | Acessos: 822

 

     Santa Maria-RS - No período de 04 a 15 de novembro na cidade de Santa Maria-RS, o Batalhão de Apoio às Operações Especiais (B Ap Op Esp) está participando do Exercício Conjunto Meridiano-Ibagé 2021 (EXCON Meridiano-Ibagé 2021), coordenado pelo Ministério da Defesa e sob responsabilidade do Comando Militar do Sul. No contextos das Operações Especais, além do B Ap Op Esp, participam do exercício um Destacamento de Ação de Comandos (DAC), do 1º Batalhão de Ações de Comandos (1º BAC), um Destacamento Operacional de Forças Especiais (DOFEsp), do 1º Batalhão de Forças Especiais (1º B F Esp), um Destacamento de Operações Psicológicas, do 1º Batalhão de Operações Psicológicas (1º B Op Psc) e um Grupamento de Comandos Anfíbios da Marinha do Brasil.

     O B Ap Op Esp se faz presente na atividade com um Destacamento de Apoio às Operações Especiais (DAOE), subordinado à Força Tarefa Op Esp PUNHAL (FT Op Esp PUNHAL). O DAOE foi composto por uma Turma Logística (Tu Log), que forneceu um Of Log e um Sgt Aux Log para o EM da FT Op Esp), de uma Turma de Comando e Controle (Tu C2) e de uma Turma Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (Tu DoMPSA).

     A Tu Log está realizando o planejamento e a execução do Apoio Logístico de Transporte e Suprimentos, de Classes I (Material de Subsistência), III (Combustíveis e lubrificantes), V (Armamento e Munição), VII (Material de Comunicações, Eletrônica e de Informática) e IX (Material de Motomecanização).

     A Tu C2 está prestando o Apoio ao Combate com a instalação do Centro de Comando e Controle da Base de Operações Especiais (BOE), da FT Op Esp PUNHAL e está operando seus meios de Com e de C2, mantendo a ligação com entre o Comando da FT e seus os Destacamentos no terreno.

     A Tu DoMPSA está realizando o Apoio ao Combate, contribuindo para a infiltração do DAC e DOFEsp, com a distribuição e a manutenção dos paraquedas MC1-C, para o salto semiautomático e dos paraquedas MMS-350, para o Salto Livre Operacional (SLOp).

      Além das atividades supracitadas, os Mestres de Salto (MS) do DAOE, com ajuda da Tu DoMPSA, prepararam os fardos necessários para realização do ressuprimento automático dos Destacamentos em operação, por meio da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo C-105 (CASA) e auxiliaram a infiltração do DAC por meio de salto semiautomático, da aeronave da FAB, modelo C-130 (HÉRCULES).

     Desta forma, com muito profissionalismo, entusiasmo e motivação o B Ap Op Esp continua contribuindo para o adestramento e o aperfeiçoamento dos Operadores Especiais do Brasil, reafirmando o nosso compromisso em apoiar, da melhor maneira possível, o Comando de Operações Especiais e suas Organizações Militares subordinadas.

 

INSTALAR, EXPLORAR E MANTER AS COMUNICAÇÕES!

DOMPSA! ERRAR NUNCA!

APOIAR É O NOSSO COMBATE!

APOIO! FORÇA! BRASIL!

Fim do conteúdo da página