Caçapava-SP – No período de 4 a 20 de novembro de 2021, nas cidades de Caçapava-Sp e Monteiro Lobato-SP, o Batalhão de Apoio às Operações Especiais (B Ap Op Esp) está realizando um apoio ao Pedido de Cooperação de Instrução (PCI), solicitado pelo Centro de Instrução de Operações Especais (CI Op Esp) e pelo 1º Batalhão de Operações Psicológicas (1º B Op Psc), no contexto das fases finais do Curso Forças Especiais 2021 (Cur F Esp 2021) e Curso de Operações Psicológicas 2021 (Cur Op Psc 2021).
O B Ap Op Esp se faz presente na atividade por meio dos integrantes da sua Companhia de Comando e Controle (Cia C2). O Apoio está sendo prestado em um ambiente simulado de Operações contra Forças Irregulares, no qual o Destacamento Contra Forças Irregulares (DCFI), composto pelos alunos dos dois cursos e tropas regulares da região, realizam patrulhas, monitoração aérea, cercos e operações psicológicas, na região da cidade de Monteiro Lobato-SP, com o objetivo de neutralizar as ameaças provocadas pela Força Adversa.
Utilizando diversos meios de Comando, Controle e Comunicações, como câmeras de monitoramento remoto, drones modelo Phanton 3 com câmera 4k e caminhão de comando e controle, os integrantes da Cia C2 trabalham, diuturnamente, para prover a consciência situacional, necessária para que o comando da operação possa obter as informações essenciais para melhor decidir e agir contra o inimigo fictício do exercício.
Mais uma vez, com muita dedicação e profissionalismo, o B Ap Op Esp reafirma a sua missão maior de APOIAR. Aos Comandos do CIOpEsp e do 1º B Op Psc tenham certeza que nos sentimos honrados em colaborar com a formação dos nossos futuros Operadores Especiais e Operadores Psicológicos.
INSTALAR, EXPLORAR E MANTER AS COMUNICAÇÕES!
APOIAR É O NOSSO COMBATE!
APOIO! FORÇA! BRASIL!
Redes Sociais