Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 16h45 | Última atualização em Quinta, 26 de Agosto de 2021, 12h30 | Acessos: 1021

 

     Goiânia – GO – O Ministério da Defesa iniciou, no dia 16 de agosto de 2021, a segunda fase do Exercício Conjunto (EXCON) TÁPIO 2021, na ALA 5, Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada na cidade de Campo Grande-MS. As atividades operacionais seguirão até o dia 3 de setembro, simulando um cenário de Guerra Irregular.

     Além dos militares da FAB, fazem parte da atividade militares da Marinha do Brasil (MB) e Exército Brasileiro (EB). As Operações Especiais das três Forças também fazem parte do EXCON, compondo uma Força-Tarefa de Operações Especiais adjudicada à Força Aérea Componente 5 (FAC 5).

     O Comando de Operações Especiais (COpEsp) se faz representar neste adestramento por militares pertencentes ao 1° Batalhão de Forças Especiais (1º BFEsp), 1° Batalhão de Ações de Comandos (1º BAC) e Batalhão de Apoio às Operações Especiais (B Ap Op Esp).   Dentre as várias missões de adestramento realizadas, pelos militares especializados do 1º BFESp e 1º BAC, podemos citar a realização de Ações Diretas, Reconhecimentos Especiais, Infiltrações aeroterrestres e aeromóveis, CSAR (sigla em inglês de Combat, Serch and Rescue) e Guiamentos Aéreos Avançados.

     Nesse contexto, o B Ap Op Esp está representado na TÁPIO por um Destacamento de Apoio às Operações Especiais (DAOE), formado basicamente por militares de coordenação do Apoio e por integrantes do Pelotão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (Pel DOMPSA). O Nosso DAOE está realizando a coordenação de todas atividades de Apoio Logístico (transporte de Pessoal e Material) e Apoio ao Combate, para que os integrantes dos Destacamentos Operacionais do 1º BFEsp e 1º BAC possam cumprir suas missões específicas.

     No que diz respeito ao Apoio ao Combate, os integrantes do Pel DOMPSA estão apoiando, diuturnamente, com o fornecimento e a dobragem de paraquedas para a infiltração aeroterrestre por Salto Livre Operacional (SLOp). Além disso, o nosso DAOE é responsável pelo lançamento de cargas leves, que representam o ressuprimento de Destacamentos Operacionais infiltrados.

     Destaca-se que todas as ações de apoio estão sendo realizadas com extrema dedicação e no mais alto grau de profissionalismo, caracterizando assim o espírito de todos os integrantes do Batalhão de Apoio às Operações Especiais e nossa missão maior, que sempre foi e sempre será: APOIAR!

APOIAR É O NOSSO COMBATE!

APOIO! FORÇA! BRASIL!

Fim do conteúdo da página