Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Comando de Operações Especiais
  • Publicado: Terça, 25 de Junho de 2024, 16h13
  • Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2024, 16h14
  • Acessos: 556

Fort Moore, Geórgia (Estados Unidos da América) – No dia 4 de junho de 2024, o Segundo Sargento de Material Bélico/Manutenção de Armamento Glaucio Darui Durgante Oliveira Biscaino Nunes, do 15º Batalhão Logístico, o Segundo Sargento de Saúde Edvaldo Paulo Nunes Sobrinho, do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, o Segundo Sargento de Infantaria Ariaildo Rodrigues Araujo Santos, da Base Administrativa do Comando de Operações Especiais, o Segundo Sargento de Infantaria Luis Fernando Zschitschick e o Segundo Sargento de Comunicações Antonio Rafael Weber da Cruz, do 1º Batalhão de Forças Especiais concluíram o Curso Avançado de Liderança/Advanced Leader Course (ALC), na Non-Commissioned Officer Academy (NCOA), do Western Hemisphere Institute for Security Cooperation (WHINSEC).

O Curso Avançado de Liderança tem duração de 7 semanas e é um curso desafiador, projetado para preparar suboficiais (graduados) e líderes das forças de segurança aliadas para usar o Modelo de Requisitos de Liderança do Exército Americano, sendo pré-requisito para promoções dos suboficiais do Exército dos Estados Unidos (United States Army).

Este curso foi desenvolvido para membros do serviço em meio de carreira que deverão aplicar suas habilidades de liderança em um ambiente multicultural, interagências, intergovernamental e multinacional. O ensino não se limita a livros didáticos, manuais e palestras, ele tem como foco a estimulação do pensamento crítico e o desenvolvimento da liderança, preparando os militares para atuar em ambientes operacionais complexos, que envolvem interação entre várias agências e organizações internacionais. O curso ainda possibilita a oportunidade de visitar pontos emblemáticos dos Estados Unidos, participar de diálogos enriquecedores e construir relacionamentos e amizades pessoais e profissionais para a vida toda.

Os alunos são avaliados em tópicos e metodologias de treinamento usando avaliações escritas e orais para incluir participação substancial nas aulas, discutem questões de liderança, ética e direitos humanos por meio do uso de modelos de tomada de decisão e cenários de pensamento crítico, além de testes físicos, através do Teste de Aptidão de Combate do Exército (Army Combat Fitness Test - ACFT). O ACFT é a avaliação do domínio físico em várias dimensões, resultando na capacidade e aptidão física de um militar.

Participaram do curso dezesseis alunos, sendo cinco do Brasil, nove da Colômbia, um do Paraguai e um da Guatemala.

Após a conclusão do curso, os militares brasileiros destacaram-se intelectual e fisicamente. O Segundo Sargento Sobrinho conquistou a 2° colocação geral, o Segundo Sargento Darui conquistou a 3° colocação geral, ambos integrando a lista do comandante, prêmio concedido a 20% do efetivo que apresentou rendimento escolar acima da média, já no quesito físico os Segundos Sargentos Luis Fernando e Ariaildo foram destaque obtendo o 1º e 2º lugar, respectivamente, no ACFT, desta forma o Segundo Sargento Luis Fernando recebeu o prêmio de Melhor Aptidão Física do curso.

O sucesso dos sargentos brasileiros no ALC não apenas reflete um alto nível de profissionalismo e dedicação, mas também reforça a importância da formação contínua e do desenvolvimento de lideranças dentro das Forças Armadas. A inclusão dos sargentos na lista de honra do curso e os prêmios recebidos, são o reconhecimento de suas habilidades e dedicação destes militares para com sua profissão.

Fim do conteúdo da página